As definições sobre parques tecnológicos e incubadoras as vezes se confundem.
Aqui estão algumas definições extrenadas por pessoas que se envolveram na questão.
O modelo de Hauser
“Incubadoras são prédios, ou espaços em prédios, frequentemente localizados em universidades, ou em suas imediações, cujas salas são alugadas a preços acessíveis aos empreendedores devidamente selecionados, que desenvolvem projetos inovadores. As incubadoras tecnológicas possuem um sistema de gestão e de promoção de sua atividade e oferecem infra-estrutura de apoio tecnológico e mercadológico aos incubados, durante um período de aproximadamente dois a três anos.”
A definição de parque tecnológico de Adelino Medeiros
“Parque tecnológico é um pólo científico-tecnológico em que as empresas estão reunidas num mesmo local, dentro do campus da universidade, ao lado deste ou em área próxima, em distância inferior a cinco quilometros. Existe uma entidade coordenadora do pólo, concebida para facilitar a integração universidade-empresa e para gerenciar o uso das facilidades do pólo. Estão disponíveis, para venda ou locação, terrenos e/ou prédios, os quais abrigam uma incubadora ou condomínio de empresas.”
A definição do MCT
Uma Incubadora é um mecanismo que estimula a criação e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas industriais ou de prestação de serviços, de base tecnológica ou de manufaturas leves por meio da formação complementar do empreendedor em seus aspectos técnicos e gerenciais e que, além disso, facilita e agiliza o processo de inovação tecnológica nas micro e pequenas empresas. Para tanto, conta com um espaço físico especialmente construído ou adaptado para alojar temporariamente micro e pequenas empresas industriais ou de prestação de serviços e que, necessariamente, dispõe de uma série de serviços e facilidades.